Sono excessivo diurno pode ser sinal de transtorno de sono

É normal sentirmos sono ao longo do dia após uma noite mal dormida ou quando algo mudou na nossa rotina, por exemplo, se fomos a uma festa ou se assistimos a um filme durante a madrugada. No entanto, quando essa sonolência excessiva diurna se torna frequente e impacta a vida social e profissional das pessoas, estamos diante de uma situação que merece ser investigada.

A sonolência excessiva diurna (SED), também conhecida como hipersonia, caracteriza-se pela incapacidade da pessoa se manter acordada ou alerta durante os principais períodos de vigília do dia, causando sonolência e cochilos frequentes e até incontroláveis. Geralmente, o paciente também se queixa que já acorda cansado ou que passa o dia todo cansado.

Principais sinais e sintomas:

Cansaço, falta de disposição e fadiga.
Cochilos frequentes em vários momentos do dia.
Cochilos em situações monótonas ou fora do comum, como sala de aula, reuniões, cinema, sala de espera ou dentro de um transporte público.
Dormir ao volante quando se está dirigindo.
Diminuição da capacidade de concentração.
Irritabilidade frequente.
Sentir sono excessivo, sem explicação.

A sonolência excessiva diurna pode causar situações de constrangimento e muitas vezes o paciente fica estigmatizado como uma pessoa “preguiçosa e devagar”, além do risco aumentado de sofrer acidentes de trânsito e de trabalho.

O sono insuficiente é a principal causa da sonolência excessiva diurna. Essa privação crônica de sono é cada vez mais frequente na população, pois para poder cumprir todas as tarefas que têm ao longo do dia, as pessoas dormem cada vez menos. Como consequência, ocorrem alterações no ritmo biológico, o nosso ritmo circadiano, e a sonolência excessiva pode se tornar um problema.

Os transtornos respiratórios do sono, como ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS), são os causadores primários da sonolência excessiva diurna. Muitas vezes o ronco é acompanhado de sobrepeso e hipertensão arterial. Já na AOS o paciente pode parar de respirar por alguns segundos ao longo da noite. Esses transtornos fragmentam o sono, diminuem a quantidade de sono profundo e alteram a sua arquitetura, podendo levar à sonolência excessiva diurna.

Narcolepsia

Nos casos mais graves, porém raros, podemos estar diante da narcolepsia, uma doença neurológica que atinge de 5 a 25 indivíduos a cada 100 mil habitantes. No Brasil, estima-se que existam cerca de 150 mil pacientes com narcolepsia, a grande maioria sem diagnóstico. Geralmente, as pessoas manifestam os primeiros sintomas ainda jovens, entre 15 e 30 anos.

Esse tipo de sonolência gera um sono incontrolável, conhecido como ataques de sono, e alucinações hipnagógicas, como se a pessoa estivesse “sonhando acordada”. A narcolepsia pode ser acompanhada também por fraqueza muscular (um fenômeno conhecido como cataplexia) e paralisia do sono, quando a pessoa tem consciência de que está acordada, mas não consegue de movimentar.

Outras causas da sonolência excessiva:

Uso ou abuso de medicamentos, como antihipertensivos, hipoglicemiantes, medicações psicotrópicas, antidepressivos sedativos e outros.
Doenças clínicas infecciosas e doenças inflamatórias.
Doenças psiquiátricas, como depressão, ansiedade e transtornos de humor, em que o paciente pode apresentar momentos de insônia, por exemplo.
Doenças endocrinológicas, como o hipotireoidismo que pode levar ao metabolismo basal lento.
Outras causas clínicas, como anemia ferropriva, síndrome de Cushing, doença de Parkinson, tumores, insuficiência renal e hepática, fibromialgia (dor crônica), entre outras. 

Diagnóstico detalhado

O diagnóstico neurofisiológico da sonolência excessiva diurna é feito por meio da avaliação da história clínica do paciente, da sua rotina e preferências de sono, por exemplo, se é uma pessoa matutina ou vespertina, com quantas horas de sono por noite sente-se bem, entre outros pontos.

Para realizar esse diagnóstico, o médico poderá utilizar diários e questionários de escala do sono (Escala de Sonolência de Epworth e a Escala de Sonolência de Stranford), assim como solicitar exames de métodos objetivos, como a polissonografia, o teste das latências múltiplas do sono e o teste de manutenção de vigília.

Caso os sintomas da sonolência excessiva diurna persistam por mais de três meses, gerando impacto na qualidade de vida e no desempenho da pessoa, é importante procurar um médico especialista em Medicina do Sono para avaliar o caso.

Referência:
ALVES, ROSANA S. CARDOSO.  Distúrbios do Sono. In: Ricardo Nitrini e Luiz A. Bacheschi. (Org.). A Neurologia que todo medico deve saber. 3aed.sao paulo: Atheneu, 2015, p. 363-371.

Veja o vídeo explicativo sobre narcolepsia:

Assista também ao bate-papo sobre sonolência excessiva diurna com a Dra. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono: