Sono e Criatividade: entenda essa relação

Ter um sono de qualidade nos ajuda a sermos mais criativos

O sono cumpre sua função quando nos sentimos bem preparados para o dia, acordamos dispostos e desempenhamos bem nossas atividades rotineiras. E se uma noite de bom sono puder contribuir para nossa criatividade? Já se sabe há décadas que o sono está envolvido nos mecanismos de memória e atenção. Sabemos também que o pensamento criativo depende da reorganização do conhecimento existente.

O sono é conhecido por ser importante para o pensamento criativo, mas há uma discussão sobre qual estágio do sono é mais relevante e por quê. Vários estudos sugerem que o sono REM (sono com movimentos rápidos dos olhos) e o sono não-REM facilitam a criatividade de diferentes maneiras.

Os mecanismos de reprodução de memória em não-REM podem abstrair regras de informações aprendidas, enquanto a reprodução em REM pode promover novas associações. A ciclagem dos sonos REM e não-REM ao longo de uma noite aumenta a formação de estruturas de conhecimento complexas e permite que elas sejam reestruturadas, facilitando assim o pensamento criativo.

Assim, para uma noite bem dormida, importa também a qualidade do sono com os ciclos de sono se alternando harmoniosamente, além da quantidade de horas. Cada organismo se comporta de um jeito, com diferentes perfis de necessidades, mas é importante saber que respeitar seu ritmo e sua necessidade de sono vai ajudar a ter ideias mais criativas.


Referência:

– How Memory Replay in Sleep Boosts Creative Problem-Solving. PA Lewis, G Knoblich, G Poe. DOI: 10.1016/j.tics.2018.03.009