Paralisia do sono impede os movimentos e a fala ao acordar

Sono irregular, privação de sono e estresse podem desencadear os episódios.

A paralisia do sono caracteriza-se pela incapacidade total transitória para se mover e falar, ocorrendo com mais frequência no início do sono ou, mais comumente, ao despertar. Apesar de consciente, a pessoa fica temporariamente incapaz de se mexer e realizar atos voluntários, o que pode gerar angústia e apreensão. Estima-se que 15% das pessoas apresentem pelo menos um episódio de paralisia do sono na vida.

A paralisia é um tipo de parassonia (fenômeno físico e vivencial indesejado durante o sono) que ocorre durante o sono REM (sono profundo). Os pacientes relatam impossibilidade de falar, movimentar os membros, tronco ou cabeça, sem alterações da respiração e do nível de consciência.

Em até 50% dos casos, a paralisia pode ser acompanhada por alucinações auditivas, visuais ou táteis. Os episódios duram de 1 a 10 minutos, com média de 2 minutos, e terminam subitamente após esforço mental ou por alguma estimulação sensorial externa.

A paralisia do sono isolada ou com histórico familiar ocorre em 5 a 10% da população normal, iniciando-se com frequência na adolescência. Fatores como sono irregular, privação de sono, hábitos irregulares de sono, uso de álcool, drogas ou estresse podem desencadear os episódios.

Sinais e sintomas:

• Incapacidade recorrente para mover o tronco e os membros no início do sono ou ao acordar.
• Episódios duram segundos a alguns minutos.
• Episódios causam sofrimento clinicamente significativo, incluindo ansiedade ou medo de dormir ou de ter sono.
•  A perturbação não é explicada por outros transtornos do sono, especialmente narcolepsia, transtorno mental, condição médica, medicação ou uso de substâncias.

Na maioria dos casos não há necessidade de tratamento farmacológico para a paralisia do sono, devendo o médico esclarecer ao paciente sobre a benignidade da condição.

Referência:
– Livro “Sono e seus transtornos – do diagnóstico ao tratamento”.
Editora Atheneu.
– ALVES, RC, In: Capítulo Transtornos do Sono, Livro Clínica Médica – Neurologia 2015.
– ALVES, RC, In: Capítulo Parassonias, Livro Atheneu.

Veja o vídeo explicativo sobre o tema:​

Assista também a entrevista para a TV Record sobre paralisia do sono: