Sono e Aprendizado

Por Dra. Maria Cecilia Lopes*

A aprendizagem é uma atividade cognitiva que ocorre a partir da consolidação da memória, e o sono tem importância fundamental nesse processo. Eventos cíclicos acontecem durante o sono, sendo observada expressão do sono NREM, ou seja, sono mais profundo e sono REM, com atividade parecida com a vigília, porém com presença de atonia muscular.

Existe associação do sono REM com sonhos que influenciam os processos de memória, porém são reconhecidos processos no sono NREM associados a neuroplasticidade sináptica. A presença de ativação sináptica pode ser responsável por processos a serem registrados que tornam a consolidação das memórias durante o sono viável. É reconhecida uma saturação das nossas sinapses durante a vigília por uso constante e, durante o sono, nossas sinapses são restabelecidas de acordo com Cirelli et al,2006.

Compreender o fenômeno do sono em seus diversos aspectos é um procedimento clínico e científico que envolve a buscar por soluções para seus transtornos. Podemos também buscar ativamente um empoderamento da função do ciclo sono e vigília, visando alcançar um rendimento satisfatório nas atividades diárias regulares.

Na vida cotidiana, o sono interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, enfim nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. Alterações no sono determinam má qualidade deste sono, levando ao desempenho na vigília por vezes insatisfatório e interferem na saúde de múltiplas formas, de forma leve até muito grave, levando aos acidentes de trânsito, até mesmo arritmias cardíacas e acidentes cerebrovasculares.

Enfim, são muito relevantes os estudos da biologia do sono, observando a interferência do sono no aprendizado, desempenho acadêmico-profissional e na satisfação pessoal. Os hábitos de dormir inadequados desde os períodos precoces na infância, com privação de sono associada a rotina intensa dos pais, com as influências culturais podem determinar as expectativas de sono de todos os familiares em relação ao horário das atividades diárias (Kohyama, 2014).

A ecologia do sono deve ser explorada e interações do sono em família devem ser estudadas. O cientista comportamental Floor Kroese e colaboradores (2016) da Universidade de Utrecht descreveram a procrastinação na hora de dormir, observando também uma ligação entre a procrastinação na vida diária e a procrastinação do sono. Há mitos entre estudantes da graduação em que estudar até horários mais tarde poderia afetar positivamente desempenho em provas. Já os chineses definiram o fenômeno “bàofùxìng áoyè”, que pode ser traduzido como “procrastinação de vingança da hora de dormir” em que as pessoas ficam acordadas até tarde como “forma de retaliação” para a rotina tão intensa de estudos e/ou trabalho cotidiano.

O fato é que a Medicina do Sono tem um grande papel na sociedade moderna. O bom sono como uma fórmula para vida saudável. Devemos observar o ato de dormir como uma oportunidade, buscando a melhor periodicidade e qualidade de sono individual. Ou seja, fazer as pazes com o próprio sono, entender que ele é um fenômeno cíclico e que dormir bem aumentará sua capacidade cognitiva para desempenho acadêmico e nas tarefas de aprendizagens diárias.


Referências:

1. Cirelli C, Faraguna U, Tononi G. Changes in brain gene expression after long‐term sleep deprivation. J. Neurochem. 2006;98:1632–1645
2. Kohyama J. The possible long-term effects of early-life circadian rhythm disturbance on social behavior. Expert Review of Neurotherapeutics 2014;14:745–755.
3. Kroese FM, Evers C, Adriaanse MA, de Ridder Bedtime procrastination: A self-regulation perspective on sleep insufficiency in the general population. Journal of Health Psychology. 2016;21(5):853-862.

dra_maria_cecilia_lopes
*Dra. Maria Cecilia Lopes é MD, PhD, neuropediatra, especialista em Pediatria do Sono do Instituto da Criança (FMHCUSP), com Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e pesquisadora colaboradora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas (FMUSP).
Artigo enviado gentilmente pela especialista ao site Sono e Medicina.